15 de Dezembro de 2018


     Fale conosco     Fale conosco
 
ProfissionalProfissional
GeralGeral
ConsultoriaConsultoria
HomeHome
NósNós
Na Boca do PovoNa Boca do Povo
Linguagem com PipocaLinguagem com Pipoca
Mito ou VerdadeMito ou Verdade
PublicaçõesPublicações

Uma pessoa alfabetizada pode não saber ler

Verdade

Já comentamos algumas vezes que o simples fato de saber decodificar o que está escrito não significa ler plenamente. Decodificar, em uma explicação muito simples, é saber reconhecer as letras e seus agrupamentos, as palavras. Isto é muito útil para ler um nome, o letreiro do ônibus ou a placa de uma rua. Mas não para entender algo que esteja além desse tipo de uso da leitura. Para que alguém leia, de forma efetiva e produtiva, uma revista, um jornal, uma instrução, uma receita ou qualquer texto, seja grande ou pequeno, é fundamental a capacidade de compreensão. Entender e atribuir sentidos ao que está escrito, relacionar com outros texto e com fatos do cotidiano. Do contrário, dificilmente entenderá para além das palavras em sí. E aí tarefas aparentemente simples, como ler uma receita, um recado ou uma instrução, se tornam difíceis e sofridas, afastando a pessoa de situações letradas e dificultando o desenvolvimento de suas competências como leitor.

Vale a dica: A parceria com um leitor mais experiente é um fator importante para adquirir e exercitar as capacidades de compreensão e inferência. Checar com outra pessoa, questionar, conversar sobre o texto pode ser uma experiência prazerosa, além de contribuir para o aprendizado.

Se quiser saber mais sobre leitura, acesse o texto "Capacidades leitoras e diferentes leituras". Nele você poderá saber mais sobre o tema, inclusive sobre outras capacidades relacionadas ao ato de ler: apreciação e réplica.


Voltar

Compartilhe: