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Trocas de sons e/ou letras são problemas fonoaudiológicos que se resolvem rapidamente com treinos
Mito
Mais que mito, a ideia de que o atendimento fonoaudiológico se restringe à eliminação dos sintomas via treinamento sistemático é um grande equívoco, tanto por parte dos pais e pacientes quanto de profissionais.
O trabalho fonoaudiológico caracteriza-se como um processo terapêutico. Isso significa que a intervenção deve buscar, em primeiro lugar, investigar quais os sentidos que esses sintomas ganham na história pessoal e familiar de cada um. Dentro dessa perspectiva, em seu fazer técnico, o clínico contempla e valoriza potencialidades e aspectos singulares, no sentido de transpor as dificuldades existentes, oferecendo uma leitura que destaque os aspectos saudáveis do paciente. Isso exige tempo, investimento nos vínculos afetivos e esperança na transformação.
Vale a dica: na necessidade de um atendimento fonoaudiológico, é importante observar se o profissional mostra disposição em compreender a singularidade do paciente. Não tenha pressa de fechar diagnósticos e nem com o alcance de resultados aparentes. Muitas vezes, o progresso se mostra em mudanças sutis de postura e de relacionamento com a linguagem no cotidiano. Assim, uma criança que inicia o trabalho mostrando-se avessa a letras, e com o tempo passa a se aproximar de livros, gibis, ainda que apresente dificuldades na decodificação, está sim caminhando bem para a transformação de seus sintomas iniciais.
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