15 de Dezembro de 2018


     Fale conosco     Fale conosco
 
ProfissionalProfissional
GeralGeral
ConsultoriaConsultoria
HomeHome
NósNós
Na Boca do PovoNa Boca do Povo
Linguagem com PipocaLinguagem com Pipoca
Mito ou VerdadeMito ou Verdade
PublicaçõesPublicações

Toda criança muito agitada tem TDAH

Mito

O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, de origem neurológica, merece reflexão por parte de pais e educadores.
Seriam nossas crianças agitadas porque possuem um distúrbio?
Não podemos desconsiderar que a criança contemporânea é estimulada a ter uma atenção multifocal. Desde cedo, ela é solicitada a participar de situações sociais diversas, sendo o universo infantil recheado de sons, imagens, discursos. Tudo muito dinâmico e simultâneo. E quanto mais a criança corresponde a estes estímulos, mais saudável ela é considerada.
Curioso é observar que frequentemente a investigação sobre a existência de TDAH surge de uma demanda escolar. Professores queixam-se de que seus alunos não param quietos nas carteiras, não mantém o foco de atenção no conteúdo dado nas aulas. Acaso seus métodos de ensino correspondem ao ritmo das crianças imposto por nossa sociedade? O que costuma ser valorizado na vida cotidiana tem ressonância no contexto escolar?

Vale a dica: Se seu filho foi diagnosticado com TDAH, observe-o em situações diversas. Apesar da agitação, ele apreende diferentes conteúdos, constrói conhecimentos, mantém-se atento àquilo que lhe interessa? Se sim, desconfie do diagnóstico, busque saber mais como a escola está lidando com suas necessidades e procure sempre uma segunda opinião, seja do médico, do fonoaudiólogo ou de outro especialista.

Quer ler mais sobre o assunto? Clique aqui


Voltar

Compartilhe: