|
|

Toda criança muito agitada tem TDAH
Mito
O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, de origem neurológica, merece reflexão por parte de pais e educadores.
Seriam nossas crianças agitadas porque possuem um distúrbio?
Não podemos desconsiderar que a criança contemporânea é estimulada a ter uma atenção multifocal. Desde cedo, ela é solicitada a participar de situações sociais diversas, sendo o universo infantil recheado de sons, imagens, discursos. Tudo muito dinâmico e simultâneo. E quanto mais a criança corresponde a estes estímulos, mais saudável ela é considerada.
Curioso é observar que frequentemente a investigação sobre a existência de TDAH surge de uma demanda escolar. Professores queixam-se de que seus alunos não param quietos nas carteiras, não mantém o foco de atenção no conteúdo dado nas aulas. Acaso seus métodos de ensino correspondem ao ritmo das crianças imposto por nossa sociedade? O que costuma ser valorizado na vida cotidiana tem ressonância no contexto escolar?
Vale a dica: Se seu filho foi diagnosticado com TDAH, observe-o em situações diversas. Apesar da agitação, ele apreende diferentes conteúdos, constrói conhecimentos, mantém-se atento àquilo que lhe interessa? Se sim, desconfie do diagnóstico, busque saber mais como a escola está lidando com suas necessidades e procure sempre uma segunda opinião, seja do médico, do fonoaudiólogo ou de outro especialista.
Quer ler mais sobre o assunto? Clique aqui
Voltar
|
|