15 de Dezembro de 2018


     Fale conosco     Fale conosco
 
ProfissionalProfissional
GeralGeral
ConsultoriaConsultoria
HomeHome
NósNós
Na Boca do PovoNa Boca do Povo
Linguagem com PipocaLinguagem com Pipoca
Mito ou VerdadeMito ou Verdade
PublicaçõesPublicações

25/11/2010
Claudia Perrotta
Reunião de crônicas: Meio intelectual, meio de esquerda

Antonio Prata, Editora 34

Recém publicado, o livro "Meio intelectual, meio de esquerda", de Antonio Prata, nascido em 1977 e considerado como o principal cronista de sua geração (Folha de S. Paulo, 06/12/10), traz novos ares para o gênero crônica.
O título instigante é fiel ao tom dos textos – fala de um Brasil que insiste em permanecer no meio, o que não é, necessariamente, ruim... O meio talvez nos garanta a possibilidade de transitar entre opostos, ou, no caso do Antonio Prata, entre inúmeras possibilidades de expressão.
Ele não é sempre um cronista típico; por vezes, é somente um poeta... mas isso não faz de Prata exatamente um cronista típico? Na verdade, crônica também é um gênero do “meio”, que escapa às definições de praxe. E talvez justamente por isso possibilite certa liberdade de estilo aos que escolhem praticá-lo.
Mordaz, Antonio Prata procura o inédito no óbvio, se autoridiculariza e cumpre a promessa de não se acomodar ao lugar-comum. Revolta-se com hambúrguer de picanha, reformas no apartamento de cima, defende nostalgicamente bares ruins, casinhas geminadas e pichações antológicas, nos faz rir de nós mesmos na fila do quilo, nas reuniões de condomínio, dos adolescentes que se divertem em postos de gasolina, dos maridos, poltronas e controles remotos.
São 78 textos, curtos, escritos nos últimos seis anos, a maioria para "O Estado de S.Paulo", com outro ponto em comum: todos, invariavelmente, nos surpreendem e deliciam. Pena que um deles, intitulado Amarela, tenha ficado de fora da coletânea, mas você pode ler no blog do autor: http://blogs.estadao.com.br/antonio-prata/amarela/ . Nesse texto orgânico e contundente, ele mostra toda sua genialidade, ou uma boa parte dela. O melhor certamente ainda está por vir – Antonio Prata nos promete seu primeiro romance..., e que seja em breve!

Outros livros do autor: "As pernas da tia Corália" (Objetiva, 2002); "O inferno atrás da pia" (Objetiva, 2004); "Adulterado", uma reunião de crônicas para adolescentes publicadas na Revista Capricho (Moderna, 2009).


Voltar

Compartilhe: