16 de Dezembro de 2018


     Fale conosco     Fale conosco
 
ProfissionalProfissional
GeralGeral
ConsultoriaConsultoria
HomeHome
NósNós
Na Boca do PovoNa Boca do Povo
Linguagem com PipocaLinguagem com Pipoca
Mito ou VerdadeMito ou Verdade
PublicaçõesPublicações

30/12/2009
Lucia Masini e Claudia Perrotta
Livro: O Crime Do Restaurante Chinês

Autor: Boris Fausto - Companhia das Letras

Neste novo livro do historiador brasileiro Boris Fausto, somos brindados com a habilidade do autor em caracterizar a São Paulo dos anos 30, a partir da narrativa de um fato trágico que ocupou grande espaço na imprensa: o brutal assassinato de um casal de chineses, proprietário de um restaurante no centro de São Paulo, juntamente com dois de seus funcionários.
Quem teria cometido um crime tão brutal? Um homem negro, vindo do interior do Estado, que na aparência lembrava um dos grandes jogadores de futebol da época? Ou teria sido obra da máfia chinesa?
Além de retratar a linguagem utilizada nos jornais da época para noticiar fatos dessa natureza, Boris Fausto também se detém nos autos do processo e assim vai envolvendo os leitores em uma autêntica história de suspense.
É mesmo uma leitura prazerosa! E mais: podemos, neste livro, não só conhecer as características de um ensaio histórico, como também observar como o autor visita outros gêneros: narrativa, reportagem, testemunho pessoal. Confiram!
Quer aprofundar o tema? Clique aqui para navegar na aba Profissional, seção Reflexões.


Voltar

Compartilhe: