15 de Dezembro de 2018


     Fale conosco     Fale conosco
 
ProfissionalProfissional
GeralGeral
ConsultoriaConsultoria
HomeHome
NósNós
Na Boca do PovoNa Boca do Povo
Linguagem com PipocaLinguagem com Pipoca
Mito ou VerdadeMito ou Verdade
PublicaçõesPublicações
Quantas vezes você se perguntou:

• É normal meu filho demorar para falar tudo corretamente?
• Tem cura o problema de dicção que tenho há anos?
• Gagueira é ou não hereditária?
• Meus erros de ortografia ou a lentidão para escrever provam que sou disléxico?
• Tenho direito à educação formal mesmo sendo portador de alguma patologia definida, que dificulta minha expressão oral e/ou escrita?
• Até quando vou sofrer preconceito por falar ou escrever errado?

Bem, muitas outras dúvidas e preocupações poderiam estar nessa lista, não? Mas as questões se repetem: “tenho de fato um problema? Qual o nome dele? Tem cura?”.

Sem desmerecer a importância de nomear essas e outras dificuldades, desde 1988, nós do ifono desenvolvemos um trabalho fonoaudiológico diferenciado.
Temos marcado nossa trajetória profissional procurando desmistificar a ideia de que há um modelo de desenvolvimento e apreensão da linguagem. Atuamos no sentido da promoção da saúde, entendida como possibilidade de uso potente e criativo da palavra, conferindo a todos o papel de participantes ativos de uma comunidade linguística.
Ao mesmo tempo em que trabalhamos com o que possa estar alterado ou necessitando de intervenções, buscamos encorajar as pessoas que nos procuram a fazer uso efetivo de sua linguagem no cotidiano, superando inibições, preconceitos e tentativas de exclusão social.
Nosso foco sempre esteve voltado tanto para crianças, adolescentes e adultos com dificuldades de fala e/ou de escrita, quanto para aqueles que desejam fazer um melhor uso de sua linguagem.

Voltar