16 de Dezembro de 2018


     Fale conosco     Fale conosco
 
ProfissionalProfissional
GeralGeral
ConsultoriaConsultoria
HomeHome
NósNós
Na Boca do PovoNa Boca do Povo
Linguagem com PipocaLinguagem com Pipoca
Mito ou VerdadeMito ou Verdade
PublicaçõesPublicações

17/12/2009
Equipe
No Natal, a pergunta que não quer calar...

Bruna, quando tinha sete anos de idade, chegou em casa indignada com seus amiguinhos de escola que insistiam em dizer-lhe que Papai Noel não existia. Queria conversar com a mãe sobre o assunto, tinha pressa em resolver o impasse.
Muitos pais pensam ser esta a hora certa para contar a verdade, já que a criança chega com a dúvida. Mas será que ela está mesmo querendo saber que o bom velhinho é pura imaginação ou estaria apenas querendo uma confirmação para manter-se nela?
A mãe de Bruna, felizmente, esperou. Antes de falar qualquer coisa, continuou escutando o que a filha, convicta, dizia: “Eu não preciso ver Deus pra acreditar nele, porque precisaria ver Papai Noel?”. Faz sentido, não é? A coerência na argumentação fez com que a mãe concordasse com a menina, que ainda continuou acreditando na magia do Natal até a hora que o encanto acabou.
Entrar em sintonia com a criança e sua necessidade de viver essa ilusão saudável, de acordo com o seu tempo, é mesmo fundamental para que ela adquira confiança em si e no ambiente.

Caro visitante do Ifono: Estamos entrando em recesso até fevereiro de 2010, quando retomaremos com novos textos e novas possibilidades de interação. Boas Festas, Feliz Ano Novo e continuem por aqui!


Voltar

Compartilhe: