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Não é bom os pais ajudarem as crianças na lição de casa
Em parte
Se os pais ficam muito aflitos com os erros, com o ritmo de aprendizado e até com as dúvidas de seus filhos, e temem que mostrem suas dificuldades aos professores, podem acabar fazendo a lição por eles. Isso não é ajudar e sim escamotear problemas e incentivar a dependência, além de afetar a autoestima das crianças, que vão então incorporando a ideia de que não são capazes de pensar por conta própria. Ao contrário, se os pais se colocam como parceiros, como interlocutores, prontos a conversar com suas crianças sobre o conteúdo das matérias, instigando-as a pensar, a ir adiante, então essa ajuda é muito bem-vinda. Com isso, os pais vão sinalizando o valor que dão ao conhecimento, sempre procurando incentivar seus filhos a ampliarem repertórios. E não é só na hora da lição de casa que essa postura deve ocorrer, e sim em diversos outros contextos que envolvem informações das mais variadas naturezas - filmes, jogos, programas de TV. Mas cuidado: nas situações fora do ambiente escolar não cabem didatismos nem sistematização de conteúdos. São momentos para trocar ideias livremente.
Vale a dica: não dê o peixe, ensine a pescar. Fique sempre atento, cuidando para não dar respostas imediatas na hora da lição de casa. Lembre-se de que todos nós aprendemos com nossos erros, e é importante sinalizar as dúvidas aos professores.
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