22 de Outubro de 2017


     Fale conosco     Fale conosco
 
ProfissionalProfissional
GeralGeral
ConsultoriaConsultoria
HomeHome
NósNós
Na Boca do PovoNa Boca do Povo
Linguagem com PipocaLinguagem com Pipoca
Mito ou VerdadeMito ou Verdade
PublicaçõesPublicações
Será que tudo o que dizem por aí sobre a fala e a escrita é verdade? Confira aqui algumas dessas afirmações!
Avaliação baseada em estereótipos e preconceitos prejudica o desempenho escolar
Verdade
Certa vez, em uma dada escola, o diretor quis provar a todo seu corpo docente o poder dos trabalhos realizados em sala de aula e a força de um conceito pré-estabelecido.
Leia mais


“Ler é mais importante que estudar”
Verdade
“Ler é mais importante que estudar”, afirma categórico Ziraldo, escritor infantojuvenil e cartunista, que em outubro completa 80 anos.
Leia mais


Período integral é o melhor para o desenvolvimento dos escolares
Laura Wey Märtz
As formas de frequentar o espaço escolar são bastante variadas. Sabemos que há períodos matutino, vespertino, noturno e integral, além de combinações entre eles conforme os dias da semana.
Leia mais


Excesso de terapias pode não trazer benefícios à criança e ao jovem
Verdade
Em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, Rosely Sayão alerta para o excesso de tratamentos psicoterapêuticos e similares que têm sido prescritos às nossas crianças e jovens.
Leia mais


Toda criança muito agitada tem TDAH
Mito
O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), de origem neurológica, merece reflexão por parte de pais e educadores.
Leia mais


Crianças que apresentam dificuldades já no início da alfabetização provavelmente são disléxicas
Mito
É preciso muito cuidado com esse tipo de diagnóstico. E muita investigação minuciosa sobre as possíveis causas dessas dificuldades.
Leia mais


Para se tornar uma boa leitora, a criança precisa viver a experiência de mediação
Verdade
Tem sido cada vez mais comum o relato, por parte de pais e professores, de que suas crianças apresentam dificuldades de interpretação de textos.
Leia mais


Cometer erros ortográficos não atesta incompetência para escrever
Verdade
Ortografia é um elemento da linguagem escrita, mas nem sempre é decisiva para a comunicação do conteúdo.
Leia mais


Trabalho com Consciência Fonológica garante uma alfabetização efetiva
Em parte
Consciência fonológica é uma habilidade metalinguística que permite analisar a estrutura fonológica de uma língua, ou seja, é a capacidade de identificar, isolar, combinar suas unidades fonológicas.
Leia mais


A voz é o espelho da alma*
Mito
Na verdade, trata-se de uma forma poética de dizer que a voz pode expressar estados emocionais e físicos, como tristeza, alegria, desânimo, agitação, vigor, saúde, doença.
Leia mais


Trocas de sons e/ou letras são problemas fonoaudiológicos que se resolvem rapidamente com treinos
Mito
Mais que mito, a ideia de que o atendimento fonoaudiológico se restringe à eliminação dos sintomas via treinamento sistemático é um grande equívoco.
Leia mais


Cochichar não faz mal, pois ajuda a poupar a voz
Mito
Geralmente, as pessoas acreditam que cochichar é uma forma de economizar a voz e poupá-la de um uso em excesso e abusivo. Mas esse é um grande equívoco.
Por Jason Gomes
Leia mais


O fonoaudiólogo é um profissional também habilitado para trabalhar com linguagem escrita
Verdade
Embora as primeiras ações fonoaudiológicas tenham sido voltadas para questões de fala, o fonoaudiólogo tem sólida formação para trabalhar com as dificuldades de leitura e escrita.
Leia mais


Ler e contar histórias para crianças é coisa do passado
Mito
É fato que a contação de histórias acompanha o homem há milênios. Mas dizer que é coisa do passado é um mito.
Leia mais


Escrever errado na internet leva ao erro ortográfico em qualquer texto
Mito
Escrever com abreviações ou com uma grafia fora das convenções ortográficas não pode ser considerado erro em alguns ambientes virtuais.
Leia mais


Crianças com problemas de fala devem evitar situações de comunicação.
Mito
Quando as crianças começam a falar, passam por um período saudável de experimentação dos sons da nossa língua, e os adultos que as cercam costumam acolher seus ensaios nas tentativas de comunicação.
Leia mais


No Brasil todo mundo escreve errado, mas todo mundo se entende
Em parte
Essa afirmação foi feita pelo irreverente Zé Simão, na Folha de S. Paulo.
Leia mais


A dor faz parte do processo de amadurecimento
Verdade
Apresentamos a reportagem “Crescer precisa doer?” (comentada na seção Na Boca do povo) para alguns meninos e meninas que frequentam nosso trabalho.
Leia mais


Medicar crianças com problemas de aprendizagem é um mal necessário
Mito
Os avanços no estudo do funcionamento cerebral têm trazido maior conhecimento sobre esse importante e ainda pouco conhecido órgão.
Leia mais


Crianças com dificuldades de entendimento devem ser preservadas de situações discursivas complexas
Mito
Recomendações como utilize frases simples e objetivas ou peça que a criança repita o que foi dito para verificar se compreendeu são comumente feitas a pais e professores.
Leia mais


A GAGUEIRA NÃO TEM CURA*
Mito
Embora existam profissionais que considerem a gagueira uma patologia incurável, mas com controle, há quem sustente que ela tem cura sim.
Leia mais


A escola não tem como lidar com problemas de aprendizagem de modo mais particularizado porque são muitos alunos em sala
MITO
Dizer que há muitos alunos em sala de aula é o que alguns professores usam como justificativa para não se comprometerem com crianças que têm dificuldades de aprendizagem.
Leia mais


Não há idade limite na infância para deixar de acreditar em Papai Noel
Verdade
A revelação da inexistência do Papai Noel depende de várias questões.
Leia mais


Admitir que o filho possui paralisa cerebral nem sempre é fácil para os pais*
Verdade
Tenho observado que pais de crianças que nascem com paralisia cerebral sonham com a cura.
Leia mais


Não basta ser pai, tem de participar
Verdade
Quem tem mais de 30 anos lembra-se com clareza da propaganda de um medicamento antiinflamatório que consagrou a afirmação: “Não basta ser pai, tem de participar".
Leia mais


Existe idade para começar e para terminar nossa aventura de leitura*
Mito
De fato, não existe idade para começar e para terminar nossa aventura de leitura, que se estende por toda a vida.
Leia mais


Uma pessoa alfabetizada pode não saber ler
Verdade
Já comentamos algumas vezes que o simples fato de saber decodificar o que está escrito não significa ler plenamente
Leia mais


A terapia fonoaudiológica não é suficiente para resolver problemas de linguagem na infância
Verdade
Qualquer que seja o problema de linguagem que a criança apresente é fundamental a consulta ao fonoaudiólogo.
Leia mais


O uso da chupeta é sempre prejudicial à criança*
Mito
Será que existe outro objeto do universo do bebê tão amado e, ao mesmo tempo, tão criticado quanto a chupeta?!
Leia mais


Investir numa rede de cuidados é fundamental para o sucesso de um trabalho terapêutico
Verdade
Tanto na esfera da saúde pública quanto na clínica particular, o paciente deve ser acolhido por uma rede de cuidados.
Leia mais


Os idosos possuem condições de usar o computador
Verdade
As tecnologias estão aí para todos, inclusive para os velhos.
Leia mais


A decisão sobre a alta deve ser compartilhada entre os envolvidos no tratamento fonoaudiológico
Verdade
Como toda e qualquer relação terapêutica, também os vínculos construídos na clínica fonoaudiológica merecem atenção. E isso leva à necessidade de refletir sobre o final do tratamento.
Leia mais


Escrever é uma chatice
Em parte
Essa afirmação foi feita pelo escritor e compositor Chico Buarque, na FLIP/2009, e obviamente causou surpresa.
Leia mais


Falar palavrão é politicamente incorreto
Em termos
Todo mundo fala palavrão, mas nem sempre admite.
Leia mais


Os surdos não são mudos *
Verdade
É comum ouvirmos de pessoas leigas a expressão “surdo-mudo”. Aqui há um equívoco que precisa ser esclarecido.
Leia mais


Conversar com uma criança sobre a morte de alguém conhecido é uma forma saudável de elaborar a perda
Verdade
Há quem diga que falar sobre o morto é prolongar o martírio, que o melhor é esquecer.
Leia mais


Quem lê muito escreve bem
Em parte
Não há como negar que ler contribui para a desenvoltura na escrita, pois vamos incorporando bons modelos de estruturação das ideias, ampliando repertório, conhecendo novas palavras.
Leia mais


O aprendizado da escrita não tem fim
Verdade
A todo momento somos desafiados a compor textos com diferentes intenções, dirigidos a determinados interlocutores e contemplando as demandas das várias situações discursivas.
Leia mais


Inclusão escolar é muito mais do que aceitar a matrícula de um estudante com necessidades especiais
Verdade
Não basta aceitar a criança ou o adolescente com necessidades especiais para que a escola seja considerada inclusiva.
Leia mais


Criança com paralisia cerebral será necessariamente um adulto improdutivo
Mito
A paralisia cerebral é uma patologia originada pela falta de oxigenação no cérebro...
Leia mais


Quem não fala direito não escreve direito
Mito
Embora exista uma relação entre a oralidade e a escrita, escrever não é uma transcrição da fala. A escrita tem características próprias que vão sendo incorporadas ao longo de sua aprendizagem.
Leia mais


Não é bom os pais ajudarem as crianças na lição de casa
Em parte
É preciso saber, antes, qual a natureza dessa ajuda.
Leia mais


Ler dá sono
Verdade
Recentemente, o presidente Lula declarou que “lê pouco, porque lhe dá sono”, e que isso tem acontecido com o romance que está lendo agora, "Leite Derramado", de Chico Buarque.
Leia mais


Quem fala ou escreve pouco pensa pouco
Mito
Pensar e expressar o pensamento são processos diferentes. Quantas vezes temos ideias claras na cabeça, mas sentimos dificuldades em materializá-las seja falando ou escrevendo?
Leia mais