16 de Dezembro de 2018


     Fale conosco     Fale conosco
 
ProfissionalProfissional
GeralGeral
ConsultoriaConsultoria
HomeHome
NósNós
Na Boca do PovoNa Boca do Povo
Linguagem com PipocaLinguagem com Pipoca
Mito ou VerdadeMito ou Verdade
PublicaçõesPublicações

28/09/2012
Equipe IFONO/Associação Palavra Criativa
"Medicalização da educação, da saúde e da sociedade: Há espaço na escola para os diferentes modos de aprender?"

Nós do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade e do Grupo de Trabalho Educação & Saúde consideramos que a queixa escolar não se encerra numa perspectiva individual e só pode ser compreendida se remetida à rede de relações na qual se tece sua história de produção, manutenção e superação.
Partindo desta perspectiva, nosso seminário "Medicalização da educação, da saúde e da sociedade: Há espaço na escola para os diferentes modos de aprender?" busca promover o encontro de pessoas interessadas em construir conceitos e instrumentos capazes de subverter a lógica medicalizante. Temos como objetivo trabalhar a educação e a diversidade, no que diz respeito aos caminhos para a aprendizagem, aos diferentes sujeitos envolvidos no processo do conhecimento e às possibilidades de aprender e de ser. As recomendações discutidas durante o seminário serão utilizadas no documento final a ser aprovado no dia 10 de Novembro na Câmara Municipal de São Paulo, como parte dos eventos de comemoração do dia 11 de Novembro, Dia Municipal da Luta contra a Medicalização da Educação.

PROGRAMAÇÃO
10:00 – 10:15 Inscrição
10:15 – 10:30 Abertura
10:30 – 11:20 Mesa Expositiva: A escola e os serviços de saúde: uma parceria possível?
Expositores:
Ricardo Caraffa – Faculdade de Ciências Médicas Unicamp
Sandoval Cavalcante – Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
11:30 - 12:30 Oficina com participantes - 1° Parte.
Afinal, o que os professores e alunos pensam da escola?
12:30 – 13:30 Almoço
13:30 – 16:00 Oficina com participantes - 2° Parte.
Construção de recomendações para a atuação nos serviços de educação.
16:10 – 17:00 Mesa Expositiva: A diversidade nos modos de aprender
Expositores
Lucia Masini – Palavra Criativa e PUC - SP
Ausonia Favorido Donanto - Colégio Equipe/ Secretaria de Estado da Saúde -SP
17:00 - 17:15 Fechamento das recomendações.


Sobre os expositores
Ausonia Favorido Donato
Doutora em Saúde Pública pela USP, com Mestrado em Educação em Saúde Pública e Psicologia da Educação. Dedica-se ao trabalho na área de educação formal e na área de saúde pública desde 1969. É Diretora Pedagógica do Colégio Equipe, em São Paulo, e pesquisadora do Núcleo de Formação e Desenvolvimento Profissional do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. É autora da tese “Trançando Redes de Comunicação – releitura de uma práxis da educação no contexto da saúde”, defendida em 2000 na Faculdade de Saúde Pública da USP, sob orientação do Prof. Dr. Cornélio Rosenburg. Foi ganhadora do Troféu Averroes em 2009.

Lucia Masini
Fonoaudióloga clínica, formada pela PUC-SP em 1983 e atua na mesma universidade como docente do curso de Fonoaudiologia desde 1986. Trabalha com crianças, adolescentes e adultos que apresentam questões referentes à fala e escrita. Defendeu o Mestrado em Distúrbios da Comunicação em 1989, e o Doutorado em Linguística Aplicada em 2004, ambos na PUC-SP. Orienta pesquisas no campo da linguagem, especialmente voltadas para questões do letramento. Realiza ainda supervisão clínica para profissionais da área. Tem publicações em livros e periódicos científicos e é co-autora do livro Histórias de contar e de escrever. Em 2007, atuou como mediadora no curso online Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade (PLEC) para os professores da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Ricardo Cesar Caraffa
Médico pediatra e sanitarista. Médico assistente do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP e Consultor Nacional da Área de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde. Mestrado em Saúde Coletiva pela UNICAMP.

Sandoval Cavalcante.
Dirigente Regional de Ensino – Região Sul 1 da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo



SOBRE A BIBLIOTECA MONTEIRO LOBATO
A Biblioteca Monteiro Lobato foi fundada em 14 de Abril de 1936 e era parte de um amplo projeto de incentivo à cultura, na qual intelectuais como Mário de Andrade faziam parte. É a Biblioteca Infantil em funcionamento mais antiga do Brasil, e conta com um acervo de 44 mil exemplares que é constituído por livros de literatura e informação, revistas, atlas, multimídia, etc.

SOBRE AS INSTITUIÇÕES PARCEIRAS:
O Fórum Sobre Medicalização da Educação e da Sociedade foi lançado em 2010, com a finalidade de articular entidades, grupos e pessoas para o enfrentamento e a superação do fenômeno da medicalização, bem como mobilizar a sociedade para a crítica à medicalização da aprendizagem e do comportamento. Seu manifesto pode ser conhecido no site: http://medicalizacao.com.br/
Para a organização deste seminário, tem destaque a atuação do Grupo de Trabalho Educação & Saúde, que desenvolve recomendações para orientação de profissionais e atuação anti-medicalizante nos serviços. Uma notícia importante é a aprovação do Dia Municipal de Luta contra a Medicalização na Educação da Cidade de São Paulo (11 de novembro), Projeto de Lei 15.554/2010, de autoria do Vereador Eliseu Gabriel (PSB/SP) e sancionado pela prefeitura.
O Grupo de Trabalho Educação & Saúde é composto por pessoas físicas e por entidades:
Associação Palavra Criativa
Centro de Saúde Escola Samuel B. Pessoal FMUSP
Grupo Interinstitucional Queixa Escolar
Rede HumanizaSUS
Instituto Sedes Sapientiae
LIEPPE – Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar e Educacional do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
União de Mulheres do Município de São Paulo
Inscrições no link:
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dEkxODR1cjc3T3o0Wk8yYUk5QTU2WGc6MQ#gid=0

Maiores informações: gt.educ.saude@gmail.com
Transmissão online via RedeHumaniza SUS.


Voltar

Compartilhe: