15 de Dezembro de 2018


     Fale conosco     Fale conosco
 
ProfissionalProfissional
GeralGeral
ConsultoriaConsultoria
HomeHome
NósNós
Na Boca do PovoNa Boca do Povo
Linguagem com PipocaLinguagem com Pipoca
Mito ou VerdadeMito ou Verdade
PublicaçõesPublicações

Ler e contar histórias para crianças é coisa do passado

Mito

É fato que a contação de histórias acompanha o homem há milênios. Mas dizer que é coisa do passado é um mito. Ainda mais quando falamos de crianças. Sim, é dificil concorrer com filmes, desenhos animados, séries infantis que tão facilmente prendem a atenção da garotada. Mas a infância é o momento em que o ser humano está em maior disponibilidade para as descobertas, para ouvir, para imaginar. Quando lemos para uma criança damos a ela a possibilidade de imaginar a história como ela quer, coisa que televisão não faz, e despertar o interesse pela leitura.
Por vezes, ao ver que a criança já lê com certa autonomia, os pais a deixam sozinha ou forçam uma leitura desestimulante. Perde-se aí a oportunidade de os pais continuarem a acompanhar e demonstrar o quanto estão atentos e envolvidos com as descobertas de seus filhos. O interesse pela leitura, pela escrita é construído e se mantém, em grande parte, no convívio familiar cotidiano.

Vale a dica: conhecer os interesses da criança, escolher junto com ela a leitura, visitar livrarias e bibliotecas, manusear diferentes materiais de leitura são ações que podem facilitar a formação de novos leitores


Voltar

Compartilhe: