15 de Dezembro de 2018


     Fale conosco     Fale conosco
 
ProfissionalProfissional
GeralGeral
ConsultoriaConsultoria
HomeHome
NósNós
Na Boca do PovoNa Boca do Povo
Linguagem com PipocaLinguagem com Pipoca
Mito ou VerdadeMito ou Verdade
PublicaçõesPublicações

28/04/2011
Silvio Barini Pinto **
Irmãs e Livro

Iman Maleki*


A penumbra do ambiente é penetrada por uma luz. Proveniente não do livro. Da leitura.
Ela, a leitura, aproxima as irmãs iranianas: leem as duas? Uma lê atenta o livro. A outra, com olhar embevecido lê, na carona da leitora. Quase sem tocar na irmã, seus olhos percorrem as letras do livro e o gesto da leitora cuja expressão expõe a relação com o lido. Mãos postas sobre o espaldar da cadeira, rosto posto sobre as mãos. Aguarda a sua vez? A imagem comunica uma duração. Seria esta?
Ler envolve coleta, decifração, transporte. Essas são as operações que se dão no detalhe, na paciência, na entrega. Se não é feminina a leitura, insinua delicadeza à qual todos os gêneros são convocados.
Conforto da roupa velha, macia, talvez de outro alguém. Vestir a roupa alheia nos faz sentir como o alguém da roupa? Seria essa uma metáfora da leitura?
Amassada, desbotada, desbeiçada. O estado da roupa seria uma expressão do abandono de si para deixar-se arrastar pela leitura?
Olhos pousados sobre o objeto livro parecem apertados para enxergar o longe. Atravessam o livro?
Lemos a nós mesmo quando lemos? O que lemos e como? Ao escrever, revelamos a leitura do objeto livro e a transformação que ele evoca em nós outros? Emoções raras: não somos os mesmos quando saídos das viagens do ler ...


* Iman Maleki nasceu em Teerã e é formado em Design Gráfico pela Universidade de Artes dessa capital (1999). A atração do artista pela pintura começou cedo, com 15 anos, quando teve aulas com Morteza Katouzian, considerado o maior pintor realista do país. Desde 2001, mantém o ARA Painting Studio, onde também ensina pintura. Premiado em concursos internacionais de arte, muitos já o classificam como o melhor pintor realista do mundo.

**Silvio Barini Pinto é educador e historiador, já atuou como professor universitário, de Ensino Médio e na formação continuada de professores. Presta assessoria e consultoria para o MEC e para a Secretaria Estadual de Educação e também para a Editora Moderna, na produção de materiais didáticos de História. É autor de “Visões da Cidade – a construção do homo urbanus” (Editora das Escolas Associadas Pueri Domus), e de artigos e ensaios sobre educação. Atualmente é diretor do Colégio São Domingos.


Voltar

Compartilhe: