|
|

28/04/2011 Silvio Barini Pinto ** Irmãs e Livro
Iman Maleki*
A penumbra do ambiente é penetrada por uma luz. Proveniente não do livro. Da leitura.
Ela, a leitura, aproxima as irmãs iranianas: leem as duas? Uma lê atenta o livro. A outra, com olhar embevecido lê, na carona da leitora. Quase sem tocar na irmã, seus olhos percorrem as letras do livro e o gesto da leitora cuja expressão expõe a relação com o lido. Mãos postas sobre o espaldar da cadeira, rosto posto sobre as mãos. Aguarda a sua vez? A imagem comunica uma duração. Seria esta?
Ler envolve coleta, decifração, transporte. Essas são as operações que se dão no detalhe, na paciência, na entrega. Se não é feminina a leitura, insinua delicadeza à qual todos os gêneros são convocados.
Conforto da roupa velha, macia, talvez de outro alguém. Vestir a roupa alheia nos faz sentir como o alguém da roupa? Seria essa uma metáfora da leitura?
Amassada, desbotada, desbeiçada. O estado da roupa seria uma expressão do abandono de si para deixar-se arrastar pela leitura?
Olhos pousados sobre o objeto livro parecem apertados para enxergar o longe. Atravessam o livro?
Lemos a nós mesmo quando lemos? O que lemos e como? Ao escrever, revelamos a leitura do objeto livro e a transformação que ele evoca em nós outros? Emoções raras: não somos os mesmos quando saídos das viagens do ler ...
* Iman Maleki nasceu em Teerã e é formado em Design Gráfico pela Universidade de Artes dessa capital (1999). A atração do artista pela pintura começou cedo, com 15 anos, quando teve aulas com Morteza Katouzian, considerado o maior pintor realista do país. Desde 2001, mantém o ARA Painting Studio, onde também ensina pintura. Premiado em concursos internacionais de arte, muitos já o classificam como o melhor pintor realista do mundo.
**Silvio Barini Pinto é educador e historiador, já atuou como professor universitário, de Ensino Médio e na formação continuada de professores. Presta assessoria e consultoria para o MEC e para a Secretaria Estadual de Educação e também para a Editora Moderna, na produção de materiais didáticos de História. É autor de “Visões da Cidade – a construção do homo urbanus” (Editora das Escolas Associadas Pueri Domus), e de artigos e ensaios sobre educação. Atualmente é diretor do Colégio São Domingos.
Voltar
|
|