15 de Dezembro de 2018


     Fale conosco     Fale conosco
 
ProfissionalProfissional
GeralGeral
ConsultoriaConsultoria
HomeHome
NósNós
Na Boca do PovoNa Boca do Povo
Linguagem com PipocaLinguagem com Pipoca
Mito ou VerdadeMito ou Verdade
PublicaçõesPublicações

Existe idade para começar e para terminar nossa aventura de leitura*

Mito

De fato, não existe idade para começar e para terminar nossa aventura de leitura, que se estende por toda a vida. Mas como iniciar uma criança que mal sabe falar no mundo das letras?
É importante permitir acesso ao material gráfico variado.
Quando bebês, livros mais resistentes e revistas que podem ser rasgadas e saboreadas (a criança logo perceberá que livros e revistas não são comestíveis, a menos que você o fizer!!!). Leia em voz alta para as crianças, desde quando estão na barriga até quando você mesmo não puder mais ler: então, eles poderão ler para você.
Deixe as crianças brincarem com os livros, com lápis e papel; deixe que ensaiem e finjam ler, escrever, corrigir, errar.
As letras que começam na família têm aconchego de colo, cheiro de banho, calor de brincadeira. Lembramos de músicas, sons e cheiros de nossa infância. Podemos nos lembrar de livros, de histórias, da escrita também.

Vale a dica: Crie momentos saborosos com a leitura. O bom sabor leva ao saber.
Chame seus filhos para que ajudem na lista de compras, na receita do bolo, nos bilhetes, e por que não, também nos e-mails.

*Por Lucila Pastorello, fonoaudióloga, doutora em Educação pela USP, recentemente estruturou a Cia. de Leitores Públicos, que reúne pessoas interessadas em leitura em voz alta e transmissão de textos literários.


Voltar

Compartilhe: