|
|

Existe idade para começar e para terminar nossa aventura de leitura*
Mito
De fato, não existe idade para começar e para terminar nossa aventura de leitura, que se estende por toda a vida. Mas como iniciar uma criança que mal sabe falar no mundo das letras?
É importante permitir acesso ao material gráfico variado.
Quando bebês, livros mais resistentes e revistas que podem ser rasgadas e saboreadas (a criança logo perceberá que livros e revistas não são comestíveis, a menos que você o fizer!!!). Leia em voz alta para as crianças, desde quando estão na barriga até quando você mesmo não puder mais ler: então, eles poderão ler para você.
Deixe as crianças brincarem com os livros, com lápis e papel; deixe que ensaiem e finjam ler, escrever, corrigir, errar.
As letras que começam na família têm aconchego de colo, cheiro de banho, calor de brincadeira. Lembramos de músicas, sons e cheiros de nossa infância. Podemos nos lembrar de livros, de histórias, da escrita também.
Vale a dica: Crie momentos saborosos com a leitura. O bom sabor leva ao saber.
Chame seus filhos para que ajudem na lista de compras, na receita do bolo, nos bilhetes, e por que não, também nos e-mails.
*Por Lucila Pastorello, fonoaudióloga, doutora em Educação pela USP, recentemente estruturou a Cia. de Leitores Públicos, que reúne pessoas interessadas em leitura em voz alta e transmissão de textos literários.
Voltar
|
|