15 de Dezembro de 2018


     Fale conosco     Fale conosco
 
ProfissionalProfissional
GeralGeral
ConsultoriaConsultoria
HomeHome
NósNós
Na Boca do PovoNa Boca do Povo
Linguagem com PipocaLinguagem com Pipoca
Mito ou VerdadeMito ou Verdade
PublicaçõesPublicações

Escrever errado na internet leva ao erro ortográfico em qualquer texto

Mito

Escrever com abreviações ou com uma grafia fora das convenções ortográficas não pode ser considerado erro em alguns ambientes virtuais, como sites de relacionamento pessoal, emails informais ou mensagens instantâneas (MSN). Isso porque faz parte desses contextos esse outro modo de escrever, que, na verdade, tem também suas regras.
Assim, não é o fato de a pessoa escrever muito na internet que leva ao erro ortográfico excessivo, mas sim o desconhecimento de que cada situação de escrita possui suas características, devendo portanto obedecer a regras específicas. Para quem se escreve determinado texto e com qual objetivo? O destinatário do texto e o meio em que este vai circular suportam brincadeiras, inovações, deslizes? Ou, ao contrário, exigem formalidade e maior cuidado na exposição das ideias? Quanto maior a consciência das condições de produção de um texto, maiores as chances de acerto tanto de sua forma quanto de seu conteúdo.

Vale a dica: no lugar de impedir crianças e adolescentes de escreverem em ambientes da internet ou, ainda, de fazê-los repetir sucessivas vezes uma mesma palavra para fixação de sua forma correta, leve-os a pensar sempre na finalidade, no leitor e no contexto em que seus textos estão inseridos. O resultado é bem mais surpreendente.

Para saber mais sobre gêneros discursivos, clique aqui



Voltar

Compartilhe: