16 de Dezembro de 2018


     Fale conosco     Fale conosco
 
ProfissionalProfissional
GeralGeral
ConsultoriaConsultoria
HomeHome
NósNós
Na Boca do PovoNa Boca do Povo
Linguagem com PipocaLinguagem com Pipoca
Mito ou VerdadeMito ou Verdade
PublicaçõesPublicações

19/11/2009
Claudia Perrotta e Jason Gomes
Documentário: Gagueira não tem Graça. Tem tratamento

Diretor: Maurício Júnior

De colher de pau na cabeça até infusão de ervas, por mais incrível que pareça, ainda são comuns as crendices populares que prometem a cura da gagueira.
Você pode saber mais sobre o tema assistindo o Documentário: Gagueira não tem Graça. Tem tratamento, que foi exibido no 10º Festival de Vídeo de Pernambuco. Um dos realizadores, Maurício Júnior, vai contando sua história, lembrando as aflições e sofrimentos que viveu na infância e juventude pelo fato de apresentar essa dificuldade de fala. Mas o vídeo não é composto, apenas, de um depoimento pessoal. Vai além: desmistifica o tema, trazendo informações valiosas de fonoaudiólogas que descrevem os vários tipos de gagueira, as origens desse distúrbio, as inadequações na forma de com ele lidar, que ocorrem principalmente no ambiente familiar e escolar. Além disso, fornecem orientações sobre como devemos nos relacionar com crianças, jovens e adultos considerados gagos. Há também uma problematização sobre a escolha profissional e a entrada no mercado de trabalho, pois o preconceito ainda é grande e, muitas vezes, o processo seletivo fecha as portas para essas pessoas.
Não deixe de assistir! O vídeo aborda o tema de forma eficiente, equilibrando a quantidade de informações com depoimentos de pessoas que convivem cotidianamente com a gagueira.




Maurício Júnior (diretor/a de cinema e vídeo), Ítalo Sales (diretor/a de fotografia), José Luiz (sonoplasta), Patrícia Barros (produtor/a), Léo Lisboa (produtor/a), Léo Nascimento (diretor/a de arte).


Voltar

Compartilhe: