16 de Dezembro de 2018


     Fale conosco     Fale conosco
 
ProfissionalProfissional
GeralGeral
ConsultoriaConsultoria
HomeHome
NósNós
Na Boca do PovoNa Boca do Povo
Linguagem com PipocaLinguagem com Pipoca
Mito ou VerdadeMito ou Verdade
PublicaçõesPublicações

09/06/2011
Jason Gomes
Do que depende o sucesso do aluno?

O fato de um professor não acreditar no sucesso de seus alunos pode influenciar no rendimento e na permanência deles na escola? Segundo reportagem publicada na Folha de S. Paulo (Cotidiano, 06/06/2011), dados extraídos da Prova Brasil - instrumento de avaliação e diagnóstico desenvolvido pelo Inep/MEC - revelam que apenas 38% dos professores da rede pública acreditam que seus alunos concluirão o ensino médio. Quando perguntados sobre o ensino superior, esse número, que já impressiona por ser baixo, chega a apenas 4%. Ou seja, os professores não acreditam no sucesso escolar de praticamente a totalidade de seus alunos.
A reportagem traz a tona uma discussão importante e delicada: se há, por um lado, dados que revelam que o professor está sendo realista (apenas 38% dos jovens entre 18 e 24 anos concluíram o ensino médio – IBGE), a descrença no sucesso pode contribuir de forma negativa no desenvolvimento escolar de nossos estudantes.
Basear nossas expectativas em imagens preconcebidas, estereótipos, preconceitos é um movimento prejudicial não apenas na sala de aula, mas nos diversos contextos da vida: em relações interpessoais, no trabalho, na clínica. Trata-se de um equívoco que aconteceu em diversos momentos da história do ser humano e que, infelizmente continua acontecendo, tomando muitas vezes a frente de nossas ações.
No âmbito da educação, a parceria saudável entre professor e aluno, isenta de preconceitos, é um aliado importante no processo de aprendizado. Experiências na educação nos mostram que as condições socioeconômicas não são decisivas para o sucesso dos alunos. Acesso a um ensino de qualidade, escolas e professores que os acolham em suas necessidades e particularidades e que busquem estratégias para a superação das dificuldades naturais a todo processo de aprendizado se mostram muito mais eficientes.
Em diversos textos do nosso site apresentamos situações em que você pode ver a importância de parcerias saudáveis para a superação das dificuldades. Se quiser ler mais sobre o assunto acesse:
Como estrelas na terra, toda criança é especial
O Leitor
O Transitar entre a objetividade e a subjetividade
Escritores da Liberdade


Foto: Rodrigo Capote/Folhapress

Voltar

Compartilhe: