|
|

Crianças com dificuldades de entendimento devem ser preservadas de situações discursivas complexas
Mito
Recomendações como: utilize frases simples e objetivas ou peça que a criança repita o que foi dito para verificar se compreendeu a mensagem são comumente feitas a pais e professores de meninos e meninas que apresentam algum tipo de dificuldade para entender o que lhes é dito – seja na oralidade ou na escrita. Mas será que essas recomendações são mesmo eficientes? De nosso ponto de vista, a resposta é óbvia: não!
Criar situações artificiais ou simplificar o discurso, e ainda sugerir a leitura de textos pouco elaborados e complexos apenas contribui para que essas crianças se afastem cada vez mais de situações discursivas e pode até mesmo impedir que avancem em suas questões. Pressupor que sempre terão dificuldades de entendimento é um grande equívoco - a linguagem é viva, dinâmica, e cada combinação de palavras, de frases, cada fluxo verbal ganha um colorido novo dependendo do tema, da intenção dos interlocutores ao abordá-lo, etc. Inúmeros são os fatores que interagem em cada situação. E quanto mais inserida nesses diferentes contextos, mais a criança desenvolve condições e capacidades de deles participar com vivacidade, sentindo-se instigada a contribuir com suas ideias, descobrindo modos de ser, pensar, sentir, compartilhando experiências.
Isso não significa que não devamos auxiliar a criança quando ela de fato necessita de nossa intervenção para compreender melhor um tema e assim poder participar ativamente de uma conversação. Mas isso exige uma disposição para entrar em sintonia com essa criança singular e, junto com ela, desvendar maneiras de trazê-la cada vez mais para a conversa. Fórmulas e receitas prontas de nada servem!
Vale a dica:
Os interlocutores devem se esforçar para que a criança se sinta capaz de participar ativamente da situação discursiva, ainda que possua dificuldades de entendimento. O importante é sempre sinalizar disposição e interesse em ouvir o que meninos e meninas têm a dizer a respeito do tema em questão.
Voltar
|
|