|
|

12/10/2012 equipe CINE BOA PRAÇA
Considerado a sétima arte, o cinema continua a encantar desde seu surgimento, sendo constantemente incrementado por novas tecnologias.
Modo divino de contar a vida, como definiu Federico Fellini, ou fluxo constante de sonho, nas palavras de Orson Wells, os filmes vão enriquecendo as mais diversas culturas, possibilitando recriar a realidade em momentos dedicados ao entretenimento.
É com esse espírito que apresentamos o projeto CINE BOA PRAÇA.
Não se trata de um projeto inédito. Ao contrário, soma-se a uma série de outros que gravitam em uma mesma órbita que contempla: ocupação cidadã de espaços sociais, inclusão social de grupos menos favorecidos socialmente, humanização de processos sociais que visam melhoria na qualidade de vida e oportunidade de vivenciar experiências de encantamento.
Sabemos que atividades ligadas ao lazer favorecem o desenvolvimento pessoal saudável e equilibrado; nessa perspectiva, exibir filmes para a população é uma forma de contribuir para sua qualidade de vida, além de abrir campo para uma experiência estética que amplia a percepção do humano em toda a sua diversidade.
Por si só, a exibição de filmes abre um horizonte de imagens, ideias e conhecimento para a população. Mas o projeto CINE BOA PRAÇA busca ainda, de forma lúdica, sedimentar aspectos relativos aos temas dos filmes, com a criação de espaços virtuais para que o público possa compartilhar a experiência de assisti-los.
Com isso, pretendemos contribuir para a formação de uma verdadeira rede de espectadores coautores, apropriados verdadeiramente deste bem cultural que é o cinema.
Realizado pela Elo Social e IFONO/Associação Palavra Criativa, o projeto CINE BOA PRAÇA conta com o patrocínio da Empresa Sorocaba Refrescos SA, fabricante da Coca-Cola na região, através do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo - ProAC-ICMS – da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, conforme determina o artigo 18 da Lei nº12.268, de 20 de fevereiro de 2006.
Serão exibidas 88 sessões de cinema, em 8 cidades da Região de Sorocaba (Sorocaba, Salto, Itu, Itapeva, Itapetininga, Votorantin, São Roque, Tatuí), sempre aos fins de semana, sendo duas aos sábados e duas aos domingos, em horários a serem definidos em cada cidade.
Nos locais públicos determinados pelas Secretarias de Cultura das cidades, será montado todo o aparato técnico necessário para a exibição: tela inflável, equipamento de projeção e de som. Por ordem de chegada, os espectadores serão acomodados em 200 cadeiras. A população será convidada e instigada a participar do evento através de propaganda em rádios, TV e jornais impressos locais, além da divulgação a ser realizada pelo caminhão do projeto, que, momentos antes, circulará pelas cidades anunciando local e horário das sessões.
No dia da inauguração do CINE BOA PRAÇA em cada cidade, temos a apresentação de um DJ. E durante todos os finais de semana em que o Projeto permanecer nas cidades, contamos com um animador cultural, que registrará a presença do público com fotos, recolhendo depoimentos e convidando a todos a compartilharem suas impressões e participarem dos concursos para premiação acessando o blog: blog.cineboapraca.com.br e nossa página no FB: http://www.facebook.com/CineBoaPraca.
Os filmes foram escolhidos de modo a agradar toda a família. Nossa intenção é que pais, filhos, avós possam compartilhar esse momento juntos numa atividade transgeracional em que todos têm a contribuir. E a ganhar também.
São duas produções nacionais e duas animações internacionais: Eu e meu guarda-chuva, Lisbela e o Prisioneiro, Up! Altas aventuras e Rio, que conta com um diretor e tema autenticamente brasileiros.
Quem já não sentiu calafrios com a chegada do início das aulas em uma nova escola? Quem já não viveu uma história de amor igual a do cinema, repleta de proibições, emoções e ainda com final feliz? É possível a amizade entre um senhor de idade, um tanto rabugento, e um escoteiro de apenas 8 anos? Até que ponto chegamos para salvar um amigo de grandes apuros? Desejamos que os espectadores troquem impressões sobre as narrativas, refletindo sobre elas e suas próprias vidas.
Também serão exibidos curtas nacionais, da Escola de Audiovisual OZI, e da Pixar Estúdios.
A cada nova exibição, o público será convidado a acessar o blog para participar de atividades relativas aos temas dos filmes. Nossa intenção é a de que a troca de ideias ultrapasse os limites de cada cidade, de modo a se formar uma nova comunidade de apreciadores de um cinema de qualidade.
Voltar
|
|