16 de Dezembro de 2018


     Fale conosco     Fale conosco
 
ProfissionalProfissional
GeralGeral
ConsultoriaConsultoria
HomeHome
NósNós
Na Boca do PovoNa Boca do Povo
Linguagem com PipocaLinguagem com Pipoca
Mito ou VerdadeMito ou Verdade
PublicaçõesPublicações

12/10/2012
equipe
CINE BOA PRAÇA

Considerado a sétima arte, o cinema continua a encantar desde seu surgimento, sendo constantemente incrementado por novas tecnologias.
Modo divino de contar a vida, como definiu Federico Fellini, ou fluxo constante de sonho, nas palavras de Orson Wells, os filmes vão enriquecendo as mais diversas culturas, possibilitando recriar a realidade em momentos dedicados ao entretenimento.
É com esse espírito que apresentamos o projeto CINE BOA PRAÇA.
Não se trata de um projeto inédito. Ao contrário, soma-se a uma série de outros que gravitam em uma mesma órbita que contempla: ocupação cidadã de espaços sociais, inclusão social de grupos menos favorecidos socialmente, humanização de processos sociais que visam melhoria na qualidade de vida e oportunidade de vivenciar experiências de encantamento.
Sabemos que atividades ligadas ao lazer favorecem o desenvolvimento pessoal saudável e equilibrado; nessa perspectiva, exibir filmes para a população é uma forma de contribuir para sua qualidade de vida, além de abrir campo para uma experiência estética que amplia a percepção do humano em toda a sua diversidade.
Por si só, a exibição de filmes abre um horizonte de imagens, ideias e conhecimento para a população. Mas o projeto CINE BOA PRAÇA busca ainda, de forma lúdica, sedimentar aspectos relativos aos temas dos filmes, com a criação de espaços virtuais para que o público possa compartilhar a experiência de assisti-los.
Com isso, pretendemos contribuir para a formação de uma verdadeira rede de espectadores coautores, apropriados verdadeiramente deste bem cultural que é o cinema.

Realizado pela Elo Social e IFONO/Associação Palavra Criativa, o projeto CINE BOA PRAÇA conta com o patrocínio da Empresa Sorocaba Refrescos SA, fabricante da Coca-Cola na região, através do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo - ProAC-ICMS – da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, conforme determina o artigo 18 da Lei nº12.268, de 20 de fevereiro de 2006.
Serão exibidas 88 sessões de cinema, em 8 cidades da Região de Sorocaba (Sorocaba, Salto, Itu, Itapeva, Itapetininga, Votorantin, São Roque, Tatuí), sempre aos fins de semana, sendo duas aos sábados e duas aos domingos, em horários a serem definidos em cada cidade.
Nos locais públicos determinados pelas Secretarias de Cultura das cidades, será montado todo o aparato técnico necessário para a exibição: tela inflável, equipamento de projeção e de som. Por ordem de chegada, os espectadores serão acomodados em 200 cadeiras. A população será convidada e instigada a participar do evento através de propaganda em rádios, TV e jornais impressos locais, além da divulgação a ser realizada pelo caminhão do projeto, que, momentos antes, circulará pelas cidades anunciando local e horário das sessões.
No dia da inauguração do CINE BOA PRAÇA em cada cidade, temos a apresentação de um DJ. E durante todos os finais de semana em que o Projeto permanecer nas cidades, contamos com um animador cultural, que registrará a presença do público com fotos, recolhendo depoimentos e convidando a todos a compartilharem suas impressões e participarem dos concursos para premiação acessando o blog: blog.cineboapraca.com.br e nossa página no FB: http://www.facebook.com/CineBoaPraca.
Os filmes foram escolhidos de modo a agradar toda a família. Nossa intenção é que pais, filhos, avós possam compartilhar esse momento juntos numa atividade transgeracional em que todos têm a contribuir. E a ganhar também.
São duas produções nacionais e duas animações internacionais: Eu e meu guarda-chuva, Lisbela e o Prisioneiro, Up! Altas aventuras e Rio, que conta com um diretor e tema autenticamente brasileiros.
Quem já não sentiu calafrios com a chegada do início das aulas em uma nova escola? Quem já não viveu uma história de amor igual a do cinema, repleta de proibições, emoções e ainda com final feliz? É possível a amizade entre um senhor de idade, um tanto rabugento, e um escoteiro de apenas 8 anos? Até que ponto chegamos para salvar um amigo de grandes apuros? Desejamos que os espectadores troquem impressões sobre as narrativas, refletindo sobre elas e suas próprias vidas.
Também serão exibidos curtas nacionais, da Escola de Audiovisual OZI, e da Pixar Estúdios.
A cada nova exibição, o público será convidado a acessar o blog para participar de atividades relativas aos temas dos filmes. Nossa intenção é a de que a troca de ideias ultrapasse os limites de cada cidade, de modo a se formar uma nova comunidade de apreciadores de um cinema de qualidade.


Voltar

Compartilhe: