16 de Dezembro de 2018


     Fale conosco     Fale conosco
 
ProfissionalProfissional
GeralGeral
ConsultoriaConsultoria
HomeHome
NósNós
Na Boca do PovoNa Boca do Povo
Linguagem com PipocaLinguagem com Pipoca
Mito ou VerdadeMito ou Verdade
PublicaçõesPublicações

29/05/2009
da equipe
Bula para todos: enfim, vamos saber o que é xerodermia*

Para diminuir o número de queixas contra estes textos e consequentemente ampliar o contingente que chega ao final da leitura, está tramitando na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4.521/08, que propõe a obrigatoriedade de letras grandes nos textos das bulas dos remédios. Mas o aumento do tamanho da fonte seria suficiente para uma leitura efetiva?
Atribuir ao tamanho da fonte a dificuldade de concluir a leitura para obter as informações sobre o medicamento é equivocado. Na verdade, a dificuldade dos leitores está muito mais na falta de intimidade com a forma como estes textos são compostos: uso de termos técnicos, jargões médicos, informações que pressupõem um conhecimento prévio que a população leiga não tem obrigação de possuir.
Atenta a esta questão, a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – acerta na medida de consultar o público para propor outras mudanças na bula. Até o final do ano, seremos finalmente contemplados. A linguagem será mais didática, as informações, atualizadas e a leitura será facilitada com letras e espaçamentos maiores como quer o projeto de lei.
*Em tempo: quem pensou que xerodermia era o nome do popular “cecê”, agora pode usar o termo no seu contexto correto: pele seca.


Voltar

Compartilhe: