15 de Dezembro de 2018


     Fale conosco     Fale conosco
 
ProfissionalProfissional
GeralGeral
ConsultoriaConsultoria
HomeHome
NósNós
Na Boca do PovoNa Boca do Povo
Linguagem com PipocaLinguagem com Pipoca
Mito ou VerdadeMito ou Verdade
PublicaçõesPublicações

A dor faz parte do processo de amadurecimento

Verdade

Apresentamos a reportagem “Crescer precisa doer?” (comentada na seção Na Boca do Povo) para alguns meninos e meninas que frequentam nosso trabalho.
Alguns deles, antes da leitura e apenas diante da pergunta lançada, ainda sem saber o teor do texto, responderam categoricamente: Não!
Uma garota relativizou:
não para os outros, mas pra mim sim... Outro, depois de ler a reportagem, mudou sua primeira resposta:
Dependendo de sua cultura ou origem, crescer pode sim levar à dor. Apenas um garoto respondeu de imediato:
Sim, para crescermos nós precisamos de dor. E depois de ler, completou:
Não exatamente de uma dor física, como os índios da Amazônia, que para crescerem precisam de uma luva recheada de formigas com o traseiro empesteado por um veneno, mas sim a dor do erro. Para não errar, temos que errar muito.

E seus filhos, será que estão crescendo sem dores, erros ou sofrimentos? E vocês, pais, como estão encarando a dor de ver seus filhos crescerem? Que tal aguçar suas percepções, chegar mais perto, abrir espaço para que compartilhem seus medos e angústias, próprios de todo processo saudável de amadurecimento?

Vale a dica: Se seu filho sofre por algo que está acontecendo em sua vida não busque simplesmente negar a dor, achando que com isso o está ajudando. Converse com ele, entenda sua lógica, encare com seriedade o que ele tem a dizer. Convide-o a observar a situação ou o fato causador do sofrimento de outros pontos de vista. Ao contrário do que muitos adultos pensam, as tristezas infantis existem, devendo ser encaradas e respeitadas. Ajudar os filhos a passarem pelo sofrimento fortalece não só a criança como o vínculo parental.


Voltar

Compartilhe: